quarta-feira, 4 de junho de 2014

Porque fazer uma leitura de tarot?


O tarot faz parte da minha vida há já muito tempo. 
É o meu guia e conselheiro que me orienta nas alturas de maior confusão.
Por vezes alerta-me para acontecimentos que me estão velados, assim como o rumo que me estão a levar as minhas energias, acções e pensamentos. Mais do que um instrumento, as minhas cartas são minhas amigas companheiras.

Na verdade, fazem de mim melhor pessoa, pois encorajam-me valiosamente a dar o meu melhor a nível de desenvolvimento pessoal e relacionamento com os outros.

Na minha experiência pessoal, é algo que me enriquece diariamente, até porque me permite ser um meio para os outros alcançarem plenitude e respostas que tanto precisam nas horas mais escuras.
Honestamente acredito que a energia dessa Inteligência Universal que existe e permeia tudo o que existe, flui na verdade de uma tiragem de cartomancia.
Pois é isso que a adivinhação é : um veiculo de comunicação com a energia que circula dentro de nós e está conectada com o Todo.
A leitura de tarot pode ajudar a encontrar o sentido positivo da vida, pode dar coragem para enfrentar  medos e resolver problemas na vida. 
 Sua linguagem enigmática revela os nossos e dos outros, os sentimentos mais escondidos e profundos, acções que já foram e as que estão a ser desencadeadas. Revela o que nos está oculto e o que precisamos de saber para nos melhor proteger de algo que nos seria prejudicial.
Pode encontrar nele, a oportunidade de ter a confiança para avançar e mudar sua vida para melhor, dando-lhe clareza em qualquer área de sua vida...lembre-se você é que constrói o seu futuro....mas não será melhor o construir, tendo o conhecimento para o melhorar e ajudá-lo a tirar o melhor proveito de cada oportunidade que o destino lhe dá? 
Há muitos benefícios a receber uma leitura de tarot. A leitura pode encorajar e inspirar-lo a reflectir sobre sua vida e  ajudar-lo a ver o que está a acontecer em sua vida a partir de uma perspectiva diferente. 
Pode até motivá-lo a realizar seus sonhos e ambições e na verdade, pode identificar o que é que preciso para alcançar esses objectivos e sonhos.

 

quarta-feira, 14 de maio de 2014

As leis Herméticas ou as 7 leis da sabedoria


Hoje vou falar de um tema que aprecio imenso desde que sou muito nova. Desde cedo dei por mim em busca da verdade espiritual, pois quando comecei a ver o mundo foi-me dificil encontrar um significado para ele...não compreendia o porque de tanta dor, tanto mal, tanta desilusão e tanto egoísmo. Fazer mal a uma vida é inconcebível seja qual for a sua razão e toda a vida tem o direito de ser respeitada, inclusive a nossa própria vida. Estudei as religiões e verifiquei que quase todas nascem do mesmo ideal : o amor e poder criativo do Universo (Deus)...no entanto acabam por divergir deste saber tão antigo e tão semelhante em todas elas. Começam a criar limitações e julgamentos e ideias pré-concebidas. No entanto, também eu não tenho o direito de as julgar, pois não? E tento não o fazer...
Adiante...conclui que O Universo é mais que ver e sentir...é sabedoria e matemática, é ordem na desordem, é um sentido que abrange uma compreensão que abrange muito mais que possamos alcançar nos nossos sentidos. 
Vou partilhar com vocês um saber muito antigo. Provavelmente muitos de vocês já terão ouvido falar delas, ou pelo menos parte delas.

Mas o que são estas leis e onde foram concebidas?
Assim como existem leis da Física e leis da Química que regem o mundo físico do Universo, também há leis que regem tudo aquilo que existe. Na verdade, o Universo é um sistema muito ordenado e matemático, e tudo o que acontece é provocado por algo e por si também provocará uma reacção.
As 7 principais leis herméticas são baseadas os principios que se encontram no livro "O Caibalion" (a palavra significa no hebraico, tradição ou preceito manifestado por ente de cima) que reune os ensinamentos antigos das leis que regem todas as coisas manifestadas no Universo.
A Filosofia Hermética surgiu com Hermes Trimegisto que era um egipcio que era considerado mensageiro de Deus, por ter inserido na cultura antiga egípcia, ensinamentos sagrados e místicos. alias, na sua escola era ensinado várias ciências como medicina, a astronomia, a astrologia, a botânica, a agricultura, a geologia, a matemática, a música, a arquitectura, a ciência política. Segundo os gregos, Hermes escreveu 42 livros e entre eles se encontra "O Livro dos Mortos" que é também chamado de "O Livro da Saída da Luz". A Ciência Hermética é baseada em seus ensinamentos e comprova que o Grande Hermes veio transmitir para a humanidade uma Sabedoria Divina, até hoje mal compreendida apesar de amplamente comprovada. 


 No Caibálion está escrito :"As doutrinas sempre foram transmitidas de 'Mestre à Discípulo', de Iniciado à Hierofante, dos lábios aos ouvidos. Ainda que esteja escrita em toda parte, sua verdade foi propositadamente velada com os termos da alquimia e da astrologia, de modo que só os que possuem a chave podem-na ler bem". Assim na esperança que muitos que leiam isto possuam a chave da compreensão, eu partilho este conhecimento convosco para que pensem nele, estudem e quiçá cresçam no vosso caminho físico e espiritual.

Portanto, estas são as Leis Herméticas ou 7 leis da Sabedoria. 
I - O princípio de Mentalismo
II - O princípio de Correspondência
III - O princípio de Vibração
IV - O princípio de Polaridade
V - O princípio de Ritmo
VI - O princípio de Causa e Efeito
VII - O princípio de Gênero  

O principio de Mentalismo.


O Universo funciona como um grande pensamento divino e este conhecimento é sem dúvida o mais importante de todos os princípios, já que nele estão contidos todos os outros. O TODO (ou seja a realidade que se oculta em todas as manifestações de nosso universo material) é Espírito, Omnisciente e Indefinível em si mesmo, mas pode ser considerado como uma Mente Viva, Infinita, Universal. Dele nasce tudo o que existe e tudo o que existe está nele.

O Princípio da Correspondência 

 

É verdadeiro, completo, claro e certo.
O que está em cima é como o que está embaixo,
e o que está embaixo é como o que está em cima,
e por estas coisas fazem-se os milagres de uma coisa só.
E como todas as coisas são e provém de UM,
pela mediação do UM,
todas as coisas são nascidas dessa única coisa por adaptação.
O Sol é seu Pai, a Lua é sua Mãe, o Vento a trouxe em seu ventre e a Terra é sua nutriz e receptáculo.
(Caibalion)

Esta lei nos lembra que vivemos mais do que um mundo e que tudo o que existe no Universo emana de uma mesma fonte (SOMOS TODOS UM) e está sujeito às mesmas leis, princípios e características que, aplicadas a cada coisa que existe, nos mostram a manifestação dos fenómenos que existem em cada plano. Existem 3 planos principais (entre eles, existem mais sub-planos ou dimensões) segundo a filosofia Hermética: plano Espiritual, Plano Mental e plano Físico.
 Geralmente a nossa atenção esta focalizada no nosso plano físico e no nosso microcosmos. Mas o que é igual no microcosmos, também é igual no macrocosmos, ou seja o que é igual num átomo, também o é numa galáxia. Tendo noção deste conhecimento, observando em nosso redor é possível apreender imenso sobre o Universo e tudo o que existe nele. Por isso é que existe a astrologia e todas as demais ciências místicas...tudo esta interligado e é correspondente. Parece fácil, mas na verdade é algo muito complexo que exige muito esforço, estudo e vontade de compreender.

O Princípio da Vibração

Esta lei que decerto já foi experimentada por muitos de voces...ja sentiram um ambiente "pesado", ou não gostaram de alguém porque não se sentem bem ao pé dela? As vibrações é algo que não é visível, mas sentido...principalmente pelas pessoas mais sensíveis. 
Segundo esta lei Hermética, nada esta parado, tudo se move, tudo vibra. Para o compreender melhor, é preciso entender que o Todo se manifesta por vibração. No entanto no mundo material é mais dificil percepcionar a vibração pois ela é mais lenta e pesada, enquanto que no mundo espiritual e mental mais leve e rápida. 
Sendo assim é possível compreender que o toda a energia é vibração, e que o pensamento também é energia e vibração. E assim,  exactamente como o princípio da atração molecular,  o princípio da atracão atómica, e o principio da gravitação que sabemos que existem e explicam a  atracão pela qual uma partícula ou massa de matéria é atraída por outra partícula, podemos concluir que as nossas vibrações pessoais também atraem.
Se temos pensamentos negativos, nossa mente estará emitindo sinais vibratório negativos,e sendo assim, que  vibrações estaremos atraindo para nós? Negativas, sem dúvida alguma. Muito já se ouviu sobre isso, mas nossa mente continua a emitir sinais de ódio, raiva, inveja, frustração, etc., etc. Todas elas são vibrações menos boas. 
Na verdade é facil verificar que a guerra atrai a guerra, o ódio atrai o ódio e o dinheiro atrai dinheiro, e que amor atrai amor, bondade atrai bondade, prosperidade atrai prosperidade.
É muito difícil termos somente pensamentos e vibrações positivas o tempo todo, pois temos frustrações, limitações, medos. No entanto podemos nos vigiar e utilizar muitas ferramentas que existem para nos conduzir a nossas intenções nos momentos mais criticos.

O principio da Polaridade

 

"Tudo é duplo, tudo tem dois pólos; tudo tem seu oposto; o semelhante e o dessemelhante são uma só coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em graus; os extremos se tocam, todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados " O Caibalion 

Tudo o que existe tem o seu extremo, e esta lei diz que a diferença esta apenas em poucos graus de vibração e consequente nascem os opostos. Tudo tem dois lados, dois opostos: luz-escuridão, masculino-feminino, amor-ódio, positivo-negativo. Mas para compreendermos bem esta lei temos que pensar que os opostos são na verdade energias semelhantes e que se encontram a meio. Até no nosso aspecto mental é possível encontrar a aplicação da lei da polaridade:  Já observou alguém libertar as suas fúrias e depois se acalmar aliviado pela explosão? Ou seja...os opostos transmutam-se e podem ser controlados mudando os graus dessa vibração. Na verdade a dualidade são os extremos da mesma coisa, pois tudo se torna idêntico na Natureza.

O principio do Ritmo


"Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação"  O Caibalion

Um movimento num sentido terá um outro movimento proporcional no outro sentido. O principio do Ritmo relaciona-se com o princípio da Polaridade, explicado na Quarta Lei Hermética. Podemos ver  as manifestações dessa Lei, não somente nas coisas físicas, mas também nos estados emocionais e mentais do Homem. Isso explica a sucessão de contínuas mudanças nas condições, estados e emoções que podemos observar em nós mesmos. Se hoje nos encontramos num enorme estado de euforia, podemos esperar uma grande depressão amanhã. Um enorme esforço, causa um enorme cansaço, etc. etc.  
Esta lei, se  manifesta na criação e destruição, na elevação e queda. Esta lei aplica-se a tudo desde mundos a regimes politicos. Tudo tem fluxo e refluxo, seja no Microcosmo que no Microcosmo. Na manifestação do TODO, existem a Efusão e a Infusão, ou a Expiração e a Inspiração de Brahma como dizem os hindus. Os Universos são criados, se expandem até chegar no seu ponto máximo, e depois ao atingirem sua maior força, se tornam massa inerte,  para começar novamente um novo ciclo, dessa vez no sentido inverso. Da mesma forma faz o ser humano que ao nascer enche os pulmões de ar começando o eterno fluxo e refluxo da respiração. Este é um reflexo instintivo, não comandado pelo cérebro, porque ele é submetido à Lei Natural do Ritmo.
Na nossa vida experimentamos períodos de grandes alegrias e grandes tristezas, de expansão e retração.  Mas como escapar dessa Lei implacável? Com conhecimento e estudo das leis do Universo é possível compreender que utilizando a neutralidade, ou seja, a regra da compensação é possível controlar a polaridade e os extremos da nossa existência.

O principio da Causa e Efeito


"Toda Causa tem seu Efeito; todo o Efeito tem sua Causa; todas as coisas acontecem de acordo com a Lei: o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida. Existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei." 

Nada acontece por acaso e não existe o acaso, e o acaso é simplesmente um termo dado a um fenómeno existente e do qual não conhecemos a origem e portanto não reconhecemos nele a Lei à qual se aplica. Este Princípio Hermético é um dos mais discutidos, pois também implica que somos responsáveis por todos os nossos actos.  Não vou desenvolver muito mais esta lei, pois muito não há a dizer pois é bem visível se olharmos em redor, e reconhecer quantas verdades estão contidas nessa Lei só por reconhecer a aplicação dessa Lei em nosso dia a dia. Tendo essa consciência,  podemos melhorar  e mudar nosso destino?

O principio do Género


"O Género está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o género se manifesta em todos os planos da criação”. 

Os princípios de atracção e repulsão não existem por si só, mas somente um dependendo do outro. Tudo tem um componente masculino e um feminino independente do género físico e tudo depende um do outro para criar. 


Assim termino e espero que quem leia esta sabedoria, possa a utilizar para melhorar a sua existência, atrair melhores situações e causas e semear mais felicidade no Mundo
Bem Hajam
 

terça-feira, 13 de maio de 2014

O Arcano Maior 3 - A Imperatriz

"Toda a alma livre é imperatriz" 

Machado de Assis

 A Imperatriz

Está carta simboliza a força feminina e criadora, a mãe, a acção. Representa a sabedoria instintiva da Natureza e adverte que não devemos viver só pelo corpo e intelecto. Indica o sentimento de se sentir bem com a vida, a sensualidade, abundância. Este Arcano pretende simbolizar o portal do duplo nascimento, da alma na trilha da geração, o nascimento das coisas, dos seres e das ideias; enquanto, na trilha de volta, da regeneração, simboliza o nascimento da divindade do interior do útero da humanidade.


Descrição:

No tarot de Marselha, A Imperatriz usa uma coroa em forma de uma flor, tendo no seu lado direito a presença de  escudo com o brasão que contém uma águia amarela com as asas apontadas para cima. Na outra mão, tem um ceptro amarelo  com uma cruz e globo,
podendo significar que para alcançar a plenitude espiritual é necessário prevalecer e viver as experiências no plano físico. A figura está sentada de frente e seu olhar está para adiante representando a preocupação em se elevar e que essa elevação pode se desencadear presentemente ou demorar para acontecer, dependendo unicamente de sua própria vontade.



No Tarot Rider-waite, aparece A imperatriz, aparece Coroada com um diadema de estrelas, elevando um ceptro com extremidade redonda, e tem um escudo em forma de coração perto dos seus pés, com o símbolo feminino ou de Vénus. Tem uma presença majestosa e simpática, vestindo um manto florido e atrás de si a paisagem é de florescência e crescimento da Natureza. A sua volta há imensas plantas associadas a Deusa-Mãe.


Significados :

Na posição presente pode representar o forte instinto maternal de alguém ou a influência de uma figura maternal muito importante na vida de consultante.Indica Trabalho e responsabilidade. Se a pergunta for sobre relacionamento pode sugerir que o consultante tem que motivar e maternizar o seu parceiro/a. Em situação financeira, A Imperatriz indica-nos que esta muito empenhado em atingir o seu fim, mas que é necessário usar a sua criatividade juntamente com a sua capacidade de trabalho para que a situação se torne mais favorável.
Em posição Futura,  representa uma boa conclusão para os planos que se possa ter e domínio total para atingir seus fins, mesmo que seja de forma subtil. Fertilidade e encanto pessoal.
Pode indicar futura gravidez ou que vai acolher futura criança ou animal.
No seu negativo sugere uma figura feminina e com poder maternal que prejudica e influencia negativamente a situação. Indica também a ocorrência de desavenças, discussões em todos os planos. As coisas ficam confusas. Atraso na realização de um acontecimento que, no entanto, ocorrerá.Esbanjamento, infertilidade, Ganancia, luxuria. 

Como conselho, Siga o seu instinto.

Bem haja

Indra

quinta-feira, 17 de abril de 2014

O Arcano Maior 2 - A Sacerdotisa ou A Papisa


A Sacerdotisa 

O Indescritível, aqui é realizado; A alma-mulher nos leva para cima e para diante!  Goethe


Esta Carta transmite a sabedoria, a intuição feminina, a influência passiva e é o ponto que interliga o consciente e o inconsciente e que guarda os seus segredos.
A sacerdotisa é uma representação de tudo o que é visível e nada se descobre. É o encontro com a alma que precisa de um determinado tempo para acontecer, pois a Sacerdotisa ainda se prende a acontecimentos e sentimentos do passado.

Descrição:

No tarot de Marselha esta uma mulher sentada  e olhando de lado com um livro aberto sobre a toga que veste. Aparenta estar calma e sensível e enverga sobre a cabeça uma coroa tripla o que simboliza

o domínio equilibrado dos planos intelectuais, espirituais e materiais. Um véu cai -lhe sobre os ombros e cobre os seus cabelos. Por trás, aparece uma cortina como asas disfarçadas cujos pontos de fixação não são visíveis. Não são visíveis os pés da mulher, assim como a base do trono e curiosamente a personagem ultrapassa a margem superior da lamina, pois o extremo da coroa ultrapassa a linha negra, um pouco à direita do número II o que só acontece com o arcano XXI.

No Baralho de Rider Waite vemos uma figura feminina sentada e olhando de frente e também com um livro sagrado (Tora) sobre a toga simples, mas com uma tiara em forma de Lua cheia. Esta personagem,
geralmente aparece entre duas colunas, uma preta e outra branca que contêm duas letras: J e B que são símbolos maçónicos que representam as colunas Jaquim e Boaz do Templo de Salomão, cujo significado é a representação de forças opostas.Aos seus pés encontramos a lua crescente. Tem posto um crucifixo como ornamento no seu peito.

 

Significado geral

Esta carta indica uma energia feminina de sabedoria mas também intuição e compreensão. Demonstra sentimento e introspecção podendo indicar momento de reserva, discrição, silêncio, meditação, fé, confiança atenta apesar da aparente serenidade.Sentimento religioso, resignação. É uma carta que pode indicar coisas ocultas, segredos, sentimentos e pensamentos não expressados.  Numa Situação geral indica poder sobre os acontecimentos, revelação de coisas ocultas, segurança de triunfo sobre o mal. pode indicar boa saúde, mas alguém pouco activo. No amor ou campo emocional revela alguém reservado e que sofre em silêncio sem desvendar os seus segredos.
Corresponde a uma pessoa amistosa, mas não carinhosa e de grande riqueza de ideias, que reage melhor a problemas concretos do que a questões vagas.
 No seu sentido negativo revela dissimulação, hipocrisia, intenções secretas, mesquinharia, inação, preguiça, rancor, disposição hostil ou indiferença, misticismo fanático e demora nas realizações.Pessoa falsa, mentiras. Como obstáculo ou passado, poderá significar o receio de se encontrar a si próprio, o medo de admitir os sentimentos perante algo, ou medo de lembrar-se de algo traumático que tenha acontecido.
Quando aparece na posição presente pode sugerir uma auto-analisar-se de forma a desbloquear as  recordações e o passado para se poder ser quem se realmente é e seguir os seus instintos ao longo do seu caminho.
Como Futuro ou resultado significa que brevemente irão ser-lhe desvendados segredos misteriosos.

De um modo geral, esta carta aconselha a lidar com o passado de uma vez por todas para seguir em frente e a confiar na sua intuição.

Bem Hajam
Indra Mistica

domingo, 6 de abril de 2014

Quiromancia



As mãos e suas características :


Quando vamos ler a Sina a alguém, iniciamos por observar ao pormenor as mãos do consultante, em todos os seus pormenores e componentes.
É importante distinguir qual a mão dominante e a mão passiva, pois a mão passiva ou secundária é a menos utilizada e acredita-se que é o registo do nosso dharma, as lições que devemos apreender neste caminho, características de personalidade herdadas e o potencial da pessoa. A mão dominante ou superior é aonde se encontra os traços que se referem mais concretamente ao individuo e o caminho que está construindo desde o seu nascimento e  que rege seu presente, indica os eventos futuros e as influências exteriores e mostra o individuo é realmente capaz de fazer. Importante saber que a mão não dominante pode descrever  sonhos e potenciais, que talvez, nunca sejam postos em prática.

Geralmente as pessoas destras tendem a serem mais lógicas uma vez que a mão direita está relacionada com o lado esquerda do cérebro que é uma região lógica, e as  pessoas canhotas tendem a serem mais criativas devido à ligação com o lado direito do cérebro, uma região mais intuitiva.



O tamanho das mãos


Verificamos o tamanho das mãos que se compara ao tamanho de corpo, de forma a deduzir se são pequenas ou grandes:

Mãos pequenas: Indicam pessoas de capacidade de alcançarem a totalidade ou maior parte das situações e temas com que se deparam. Geralmente são mais activas que pensativas. Também caracteriza uma pessoa orgulhosa.
A mão pequena e delgada mostra vaidade, apreciação pela boémia, sexo, coisas boas da vida em geral e também apresenta alguma melancolia.
A mão pequena, delgada e húmida, mostra que a pessoa é criativa, inteligente e muito dificil de ceder  a más influências.
A mão pequena, delgada e seca indica que a pessoa é desonesta, mas é astuciosa, desconfiada e sonhadora.

Mãos Grandes: Indicam pessoa atenta a detalhes, pormenores e muito minuciosa. Pessoas amáveis e simpáticas. Pensam bem o que fazer antes de agir.
A mão grande e fina indica alguém que se auto-avalia e que tem uma inteligência engenhosa.
A mão grande e gorda representa uma pessoa que não se aprecia, gosta de praticar caridade e incentivar a liberdade.
A mão for grande, espessa e rude, a pessoa é melancólica.

A mão mediana revela estreiteza nas ideias e preconceitos.
A mão  mediana e fina indica que é uma pessoa hábil e talentosa.
A mão média, gorda e seca mostra que a pessoa tem dificuldade de aprender.
A mão de tamanho médio, gorda e húmida mostra que a pessoa é boa, afável e sensual.
As mãos medianas, grossas e gordas representam uma pessoa pouco inteligente e vigorosa, atlética, forte.


Pigmentação das mãos


Pigmentação da mão indica a saúde física de um individuo e estas são as características gerais que podem indicar alguma situação:
pigmentação amarelada: problemas no fígado e glândulas em geral.
pigmentação azulada: infecção nos rins que pode ser transmitida ao sangue.
pigmentação avermelhada: problemas circulatórios.
pequenos círculos brancos espalhados: taxas altas de glicose.

 A cor da mão


A cor da mão também deve ser valorizada pois indica os estados emocionais:
A mão branca indica espiritualidade e paz interior.
A mão rosada demonstra bondade, generosidade. 
A mão avermelhada, quente e húmida é sinal paixão descontrolada ou/e cólera.
A mão rude e áspera é de alguém ignorante e egocêntrico.
A mão suave fala de intelectualidade e sensibilidade.

A forma das mãos


A forma das mãos são factor das características da personalidade e podemos considerar as seguintes formas:

A mão elementar :mão cheia, palma curta, dedos curtos e movimentos grosseiros geralmente são atribuídas as pessoas apaixonadas e facilmente manipuladas e sem grandes objectivos.

A mão quadrada: mão roliça, palma longa, pontas de dedos rectas, dedos curtos e movimentos leves,indicam pessoa prática, lógica, quase fria e de costumes rotineiros e ordenados.Tem uma grande capacidade de realização e é teimosa em alcançar os seus objectivos, mas é pouco original ou imaginativa. Apegada as regras e é a mão dos organizadores e pacificadores.


A primeira figura é a mão elementar, e a que se segue a mão quadrada.

A mão espatulada: mão magra, ligeiramente torta, larga e forte,nós dos dedos um pouco salientes e ponta dos dedos arredondados caracteriza quem é entusiástico pelas coisas
boas da vida, criativos e imaginativos, mas ao mesmo tempo de pés bem assentes no chão. Podem ter momentos de irrequietação e pessimismo. Muitas vezes falta-lhe a persistência que necessita para alcançar os e seus objectivos mas quando quer sabe ser muito dinâmico e activo.

 A mão filosófica: mão magra, dedos nodosos são de uma pessoa racional, analista dedutiva, pensativa, filosófica e em busca da verdade interior. São pessoas honestas, justas e moderadas com outras pessoas.
                                                                       Nesta figura, a primeira é espatulada e a segunda filosófica




A mão cónica: mão longa, firme e desenvolvida são de uma pessoa sensual e extrovertida,
com imaginação fértil e de pouco raciocínio. Fã da beleza, das artes em geral e tem ânsia por poder e é demasiado apegado ao dinheiro. Geralmente são impulsivas e cedem as primeiras impressões, são inconsequentes e canalizam a sua energia criadora para a realização.


A mão idealista ou intuitiva: mão bonita e harmoniosa, de dedos longos, elegantes de ponta fina pertence a pessoa sensitiva de personalidade muito idealista e inquieta.É sonhadora, criativa e muda de humor e ideias alternadamente tornando-a complexa e nervosa. Tem grande interesse pelas questões espirituais e beleza. Tem dificuldade em se adaptar ao mundo material. É a forma de mão menos comum.



A mão mista: reúne característica de dois, três ou mais tipos e pertence a pessoas comuns, sem grandes aspirações e de mentalidade, comportamentos e gostos medianos. São as formas de mãos mais comuns.  

Nos próximos post, iremos continuar a desenvolver mais sobre este tema tão interessante. 

Assim é, Assim seja, Assim se faça

Bem Ajam
Indra Mistica  



 

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Quiromancia


O Quiromante 





 O  Quiromante deve estar de mente translucida e aberta as sensações da intuição e deve ter a percepção profunda que cada ser é único e individual. Sabendo isso e estando neste estado de consciência deve utilizar os seu conhecimento nesta arte ajudar as pessoas em suas vidas a identificar suas potencialidades, suas deficiências e principalmente, fazer a coisa certa no momento certo.
Ler a mão exige conhecimento do significado das marcas ou linhas, a capacidade de relaciona-las entre si e de as visualizar bem para poder ver bem as linhas, altos, cor e forma da mão.
Claro que a leitura das mãos é algo pessoal, no entanto há uma série de condutas a ter que auxiliam na sessão:

  •  Ter cuidado e sensibilidade com o que diz, pois pode afectar a vida de alguém com o que tem a dizer.
  • Saiba antes qual a mão dominante e a idade da pessoa que procura a consulta.
  • Observar atentamente as mão, verificando quais os traços fortes e as características físicas da mão, incluindo pulso, palma e dedos.
  • Oiça a sua intuição.
  • Lembre-se sempre que as linhas mudam, e portanto evitar previsões para o futuro que sejam de carácter muito marcante.
  • Tenha atenção a todos os traços...mesmo quando  parecem contradizer-se.
E lembre-se sempre : um bom Quiromante estuda muito, deve desenvolver a sensibilidade, procurar aconselhar as pessoas com responsabilidade e apenas  mostrar o caminho do pensamento positivo, não interferir no livre-arbítrio de cada um e em caso de dúvidas, deve-se aconselhar o consulente a seguir as suas ideias e coração, para que este tome suas próprias decisões.


Existem algumas regras estabelecidas pela Natureza Tradicional das práticas adivinhatórias...no entanto pessoalmente, creio que não devem ser levadas tão a letra, mas respeitadas e aplicadas em função a situação:
  •  Não utilizar esse conhecimento para fins desonestos e contra o bem.
  •  Não  interpretar as linhas de suas próprias mãos. (não me parece que haja algum mal, desde que não de forma obcecada)
  •  Toda consulta deve ser cobrada, tal como acontece com qualquer consultor ou psicanalista, afim de que sejam valorizados seu conhecimento e dedicação.(nem que seja em troca de um café ou rebuçado)
Mantenha-se connosco, pois este assunto vai ser desenvolvido e vamos falar sobre as linhas e o seu significado.

Assim é, Assim seja, Assim se faça
Indra Mistica  ☽✪☾

O Arcano Maior 1 - O Mago


O Mago

"Um mago nunca se atrasa,nem chega adiantado,chega exactamente quando quer."
Gandalf

Na Maioria dos Baralhos de Tarot, o Mago é representado por uma figura masculina que inspira sabedoria, confiança e poder pessoal. É o elo entre o consciente e o inconsciente, o esforço pessoal e a realidade espiritual. Invoca a relação entre  ser e o espírito, que gera o homem sábio que compreende e que nessa compreensão adquire capacidades para iniciar o seu ponto de partida.

Descrição


No Baralho de Marselha, vemos uma personagem que pode aparentar ser um mágico, que se encontra de pé e de frente para uma mesa de madeira aonde se encontram alguns objectos que representam os quatro elementos: copos, pequenos discos amontoados, dados, uma bolsa e uma faca com a lâmina descoberta ao lado de sua bainha. É representado de frente, com o rosto voltado para a esquerda, usa um chapéu cuja forma lembra o símbolo algébrico de infinito, o leminiscata e as suas vestes são
multicolores. Segura  uma esfera  entre o polegar e o indicador da mão direita, enquanto com a mão esquerda aponta na diagonal para o céu (ou chão?) um bastão curto como que canalizando as energias entre céu e terra (espírito e matéria) É representado só, no meio de uma zona árida com três tufos de erva e  no horizonte, entre as pernas da figura, uma
árvore se desenha contra o céu incolor.


No Baralho Rider Waite, O Mago surge vestido com roupagem que se parece com um traje sacerdotal. Tem uma postura direita e de pé diante uma mesa e olhando de frente num olhar decidido.  Acima da sua cabeça, encontra-se o símbolo do Infinito, como para lembrar a existência de infinitas possibilidades. Na mão direita tem um
bastão que ergue para o céu como canalizador de energia; e com a mão esquerda aponta para o chão o que pode indicar uma das leis Herméticas, a lei da correspondência que nos diz que  " O que está em cima é como o que está em baixo. E o que está embaixo é como o que está cima."
 Na mesa que dá a sensação de ser um altar, estão dispostos vários objectos também ligados aos 4 elementos e que invocam o domínio e o conhecimento. Em sua volta está uma paisagem verde e florida, transmitindo uma ideia serena, segura e de abundância.

Significado Geral


O mago simboliza o conhecimento , diplomacia, empreendedorismo, comunicação,criatividade, capacidade para convencer, habilidade, talento e inteligência.É uma pessoa que tem a facilidade para associar as ideias, e tem o domínio inteligente dos elementos e dos temas com que se vai deparando ao longo do seu percurso; mentalmente é alguém forte e ultrapassa facilmente as doenças da mente e é o tipo de pessoa persuasiva, que sabe o que quer e geralmente não se deixa levar pelos outros pois sabe que isso poderá prejudicar o seu desenvolvimento. Pode significar uma nova etapa aonde a pessoa deve e pode utilizar as suas capacidades de conhecimento, domínio e talento. Pode ser um bom indicio em caso de doenças. Pode estar a avisar para o aparecimento ou vontade que surjam  novos sentimentos e emoções. O Mago pode representar literalmente alguém que é Mago ou relacionado com as práticas ocultas e também pode indicar a magia está no ar, que é possível fazer acontecer.
No seu negativo sentido acusa a existência de manipulação, sugestão abusiva, ilusão, intrigas, mentirosos, exploradores de inocentes.  Discussões, brigas que podem se tornar violentas e mau uso do poder. Incertezas frente aos acontecimentos. Esta carta pode também surgir como aviso , pois o sucesso pode-lhe causar excesso de confiança, fazendo-o pensar que tem a resposta para tudo. Desde que não ultrapasse os seus limites  irá ser bem sucedido nos seus planos.

 De um modo resumido, O Mago incentiva-o a lutar pelo que quer, pois se for ao nível de negócios irá conseguir o que pretende, a nível de relacionamentos pode exprimir-se emocionalmente e sexualmente e ao nível da saúde poderá arranjar soluções e  força de vontade para lutar contra uma doença.

Assim é, Assim se faz, Assim seja

Bem hajam
Indra Mística ☽✪☾


.

Quiromancia


A sua História e Origem 

 

 A arte de ler as mãos é uma ciência muito antiga, pois o seu uso remota desde os Egito, havendo registos com mais de 4.000 anos da sua existência em manuscritos Assirios , Egipcios, Chineses e Indianos. No entanto os especialistas suspeitam que se terá originado na India, descendendo de uma ciência com base racional e lógica de nome "Palmistry" cuja tradução mais fiel será de Quiromancia Védica e que teria já uma idade milenar. Essa ciência era utilizada por pessoas de existência pacifica, que viviam pela Paz, Serenidade e Harmonia com Universo designados Yogues.
Por curiosidade deixo aqui o relato conhecido de uma lenda muito antiga que existe nos Himalaias acerca da existência de uma caverna aonde vive um Yogue com mais de 400 anos de idade e encontra-se num estado profundo de meditação designado por Samadhi e que tem na sua posse um livro ainda mais antigo feito com peles das palmas de mãos humanas mumificadas aonde se pode observar as suas linhas e que teria sido utilizado para estudo por monges durante milhares de anos.
 
Posteriormente, surge na Grécia a Kheiromanteia, cujo significado é adivinhação dos segredos consultando as linhas da mão, pois os sábios acreditavam que essas linhas seriam um registo da nossa personalidade e da linha comportamental e temporal da nossa existência.

Também foi uma arte estudada durante a idade Média e teria sido associada a Astrologia, pois enquanto uma arte explica a influencia dos astros, a outra explica a influencia da mente, criado uma certa harmonia nas predições.

 Nos dias de hoje. atribui-se a Quiromancia aos Ciganos. Sabe-se que esse povo se originou a norte da Índia e emigraram para a Rússia, Roménia e que depois expandiram-se pelo Mundo.
A arte de ler as mão está incrementada na tradição Cigana, sendo algo que os mais novos desde muito cedo apreendem a fazer. Inclusive, houve um tempo que encontraríamos alguns deles a trabalhar nesta arte de ler a Sina, em feiras e parques de diversão.


Nos proximos posts vamos falar mais acerca desta arte milenar e das suas bases teóricas e aplicativas. Acompanhe-nos e surpreenda-se

Bem Hajam


segunda-feira, 31 de março de 2014

Arcano Maior 0 - O Louco


O Louco

"Se o Homem persistisse em sua loucura, tornar-se-ia sábio"
 William Blake

O louco é um Arcano sem numero, geralmente associado ao 0, mas que pode ser considerado também o numero 22. Ao observar esta carta, percebe-se um ar de leveza, desprendido e aventureiro, que esta em contacto com a sua criança interior. A sua energia é vibrante, instintiva e de alguém que não tem medo de ser espontâneo e de correr riscos para aproveitar as possibilidades que a vida pode ter e dar.

Discrição : 


 No Tarot de Marselha, O Louco, parece um viajante de chapéu que cobre totalmente a cabeça e orelhas veste uma roupa muito parecida com a de um bobo da corte medieval, com um cinto amarelo, calças rasgadas e sapatos vermelhos ou azuis. Aparenta ser um homem que está caminhando, cujo rosto barbudo aparenta satisfação, com um bastão na mão direita e no ombro direito uma vara com uma pequena trouxa. Está de costas, porém, o seu rosto aparece quase totalmente visível. Um animal, que tanto poderá ser felino ou canídeo parece arranhar (ou ter provocado), a parte de pele da coxa direita deixada exposta pelas calças rasgadas. Do chão que parece árido, brotam cinco plantas.



 No Tarot Rider Waite , vemos uma figura de um jovem elegante em postura graciosa como se dançando, iluminado pelo sol e avançando em direcção a um precipício. Tem a rosa da pureza na mão esquerda e na direita segura uma vara em cuja extremidade existe uma trouxa de viajante e apoia-se no seu ombro. Está olhando de frente, com os olhos voltados para o céu e expressando pureza e ingenuidade. Sua roupa é alegre, tem um chapéu que lhe deixa ver os cabelos loiros e tem uma pena vermelha no seu alto e um cão salta alegremente junto a seus calcanhares revestidos de um calçado amarelo. Observa-se o sol bem alto e as montanhas que o cercam.

  Significado Geral:

O louco é inocente, espontâneo, corajoso, despreocupado, impetuoso e impulsivo que segue sem medo a sua intuição. Consegue deixar o velho e percorrer um novo caminho, ou fase da vida independentemente dos riscos. Tem uma mente activa e vontade de acção e libertação, com rumo a transformação e pode indicar que uma nova aventura, um novo rumo, está a começar. Ele está sozinho e sem oposição e rompeu toda a anterior dependência com família e amigos, mas leva consigo toda a experiência do seu passado que lhe conferem o seu potencial. Está preparado para ultrapassar qualquer limitação e finalizar qualquer tarefa. No seu negativo, recusa-se a aceitar os seus erros e pode estar a procurar algo que nem ele sabe o que é. Tem vontade de ser activo, mas não faz nada por isso. Tem falta de interesse e despreocupação nas coisas e em tomar atitudes. Irresponsabilidade, falta de amadurecimento e consciência. Pode indicar falta de rumo,queda ou marcha que se detém. Relutância. Um abandono forçado dos bens materiais; decadência sem muita possibilidade de recuperação. Incoerência, incapacidade para raciocinar e entregando-se aos impulsos cegos causando complicações devido a insensatez das ações. Remorsos vãos e extravagância.


Psicologicamente, O louco pode ser uma pessoa distraída e que não liga para nada, nem para as suas responsabilidades, embora tenha todo o potencial que precisa. Se der mais valor e fizer uso das suas qualidades, poderá ser e fazer tudo o que quiser.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Os Arcanos Maiores

O que são e quem são


Os Arcanos Maiores, são também chamados de segredos ocultos e traduzem as energias que nos compõem e rodeiam a nossa energia, também conhecida como aura.  Recorrendo  a estas cartas podemos aceder as forças ocultas da mente Universal que gere a vida e os acontecimentos que nos permite desenvolver em auto-analise e desenvolvimento, facilitando o reconhecimento das diferentes possibilidades de acontecimentos da vida e ideias latentes que podem ou devem ser desenvolvidas.

As  22 cartas de Arcanos Maiores são elementos do baralho muito importantes pois estão relacionadas a questões de maior profundidade e relevância, em que a  sua representação visual tem a finalidade de clarificar os processos da vida, abrir o coração e iluminar a mente. No entanto, também é muito importante saber ouvir a nossa intuição pessoal para conseguir interpretar correctamente, o que os arcanos nos querem falar e esse é um passo fulcral para a relação do cartomante com o seu baralho.

Quando um Arcano Maior aparece em um jogo, significa que a situação sobre a qual surge a pergunta, já está encaminhada e que não há muito a se fazer, pois tudo está em andamento ou quase finalizado, e o consultante deve aceitar e aprender com essa experiência. Enquanto os Arcanos Menores nos falam da vida do dia-a-dia e dos pormenores do quotidiano, os Maiores referem-se aos acontecimentos de grande importância e de carácter definitivo.
 


Numerados de 0 a 22, os Arcanos Maiores podem ser visto como a representação mística de uma história ou demanda espiritual, sendo a carta 0 o fim e o inicio da vida, em que O Louco na sua viagem, passará pelas etapas de aprendizagem e por experiências retratadas nas outras cartas dos Arcanos Maiores. A última carta, a que fecha a viagem ou a questão, é O Mundo, onde o Louco já não é puro e inocente, mas alguém que cresceu adquirindo a sabedoria e a consciência acerca do mundo que o cerca. Mas mesmo o Mundo fechando um ciclo, uma questão ou uma dúvida, outras situações irão surgir, e o Louco de novo vai aparecer, começando mais uma vez, a  sua viagem pelos mistérios e questões que vivemos dia-a-dia.


Os Arcanos Maiores são:

0-O Louco
1-O Mago
2-A Suma Sacerdotisa
3-A Imperatriz
4-O Imperador
5-O Hierofante ou Papa
6-Os Enamorados
7-O Carro
8(ou 11, dependendo dos baralhos)-A Força
9-O Eremita
10-A Roda Da Fortuna
11(ou 8 dependendo do baralho)-A Justiça
12-O Dependurado
13-A Morte
14-A Temperança
15-O Diabo
16-A Torre
17- A Estrela
18-A Lua
19-O Sol
20-O Julgamento
21-O Mundo

Nos próximos posts, vamos falar de cada um destes Arcanos. Acompanhe-nos nesta viagem mistica.

Assim é, Assim se faça, Assim seja
Bem Hajam









domingo, 23 de março de 2014

Tarot


  O que é o Tarot?



 Durante a história da humanidade, encontramos vários relatos de lançamentos de sortes relacionadas com Oráculos de forma a obter respostas.
A origem do Tarot é misteriosa pois há quem diga que primeiramente apareceram no antigo Egipto, cujos desenhos foram baseados nas ilustrações de livros Sagrados, como vieram do mundo oriental e foram trazidas para o ocidente pelos povos nómadas como os ciganos. ou trazidas pelas Cruzadas das terras muçulmanas (Terra Santa). Há ainda quem afirme que o tarot surgiu nas cortes francesas e seria utilizado como jogo recreativo.
No entanto entre as primeiras provas do seu aparecimento há documentos que comprovam serem as cartas de jogar já conhecidas na Bélgica em 1379 e sabe-se que eram utilizadas nas cortes renascentistas e na idade Média.

No entanto, não há conhecimento de registros  que indiquem alguma escola ou corporação de ofício que tenha criado estas cartas, o que indica que ganhou a forma que hoje conhecemos pelas mãos de artistas e artesões que tinham conhecimentos e habilidades adquiridas entre os edificadores dos palácios e igrejas no período pré-renascentista, bem como suas pinturas, imagens e vitrais.

O palco de imaginação que envolve o Tarot confunde o iniciante interessado em compreender sua linguagem simbólica, pois o tarot esta repleto de símbolos míticos além que há uma relação intima entre o estudioso de tarot e suas cartas, pois o seu significado pode ter uma visão muito pessoal que nasce da relação intuitiva do tarologo  com o seu baralho. Este jogo maravilhoso, representa um desafio para o estudo que é constante e profundo.

Podemos ver o Tarot, como um alfabeto altamente complexo, formado por símbolos e imagens de arquétipos e que representam o caminho de uma vida humana em todo o seu complexo sentido, como se fosse uma história de começo, desenvolvimento e seu fim.
Pode ser lido como se fosse uma mensagem do inconsciente ou como uma ligação entre o ser físico e o ser espiritual. Assim podemos considerar que o tarot tem a finalidade de ser uma orientação psicológica, terapeuta, para o auto-conhecimento e uma forma de predição para o futuro.

Infelizmente o Tarot é muitas vezes mal compreendido, e etiquetado como uma superstição e pensado que apenas as pessoas desesperadas e incultas é que recorrem a este género de saber.
Nada poderia estar mais longe da realidade, pois o Tarot deve ser considerado uma profissão ou uma arte, em que requer bastante tempo, estudo e experiência para alcançar o domínio no seu conhecimento.

O Baralho é composto por 78 cartas, em que 22 são Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores.
Há imensos estilos de baralhos de tarot, sendo os mais conhecidos o Baralho de Marselha e o Baralho Rider Waite:

O baralho de Marselha, é um dos mais antigos que se tem conhecimento e dos mais respeitados.As cores que imperam são o Vermelho, o Azul e o Amarelo Dourado que faz lembrar as cores utilizadas em determinda altura da história europeia na decoração pela aristocrácia da corte francesa.O tarot de Marselha é uma versão utilizada na arte de jogar cartas, mas com um intuito mais profundo que é dado no seu simbolismo. Ele se caracteriza pela simplicidade que domina nos desenhos dos Arcanos Maiores e Arcanos Menores.



O Baralho de Rider- Waite é o mais conhecido tarot do mundo. Este baralho foi introduzido no Mundo através do mistico americano Arthur Edward Waite com ilustrações de Pamela Colman Smith.
Todas as ilustrações do Tarot Rider-Waite foram projetadas por Waite, que foi membro da Ordem Hermético da Golden Dawn, mais tarde fundador  da Irmandade da Rosa Cruz.
                                                                                                                                              
Nos próximos posts, vamos entrar neste mundo tão misterioso e dar a conhecer os Arcanos Maiores e Arcanos Menores, assim com o seu significado individua baseado nos dois baralhos acima referidos.

Assim é, assim se faz, assim seja
 Bem Hajam
 Indra Mistica


O que é Visualização Criativa


   
Esta técnica na verdade é algo que estamos constantemente a utilizar todos os dias e em todos os momentos. É a utilização da nossa imaginação direccionada para realizar os nossos sonhos e desejos.
Todos os dias utilizamos a imaginação de uma forma inconscientemente, não nos apercebendo do profundo impacto que tem na nossa vida e em quem somos.
Para perceber melhor o meu ponto de vista, recorde alguém que esta sempre positivo, cheio de vitalidade e que aconteça o que acontecer, rapidamente se levanta e torna a percorrer outro caminho totalmente diferente com a mesma vitalidade. Geralmente são pessoas que constantemente estão imaginando o melhor caminho para atingirem as suas finalidades, imaginam sempre o melhor que podem obter e vivem com uma deliciosa certeza e alegria que vão chegar ao destino de seu sonho.
São pessoas raras estas....pessoas que sabem ver o melhor de tudo em tudo e não se quebram com alguns obstáculos que vão aparecendo.
Agora recorde uma pessoa totalmente oposta...que está quase sempre triste, que não acredita em si e imagina que tudo lhe vai correr mal. É uma pessoa infeliz que antecipa a tristeza sentindo-a antes de ter razões para isso e que a amplia quando tem, ficando acorrentado a esse sentimento imenso tempo, e dizendo que é assim e não consegue de outra forma. Pois se não imagina que consegue, como conseguirá?
Como seremos amados se não imaginamos como é? como saberemos identificar se vivemos como queremos se antes não imaginamos como seria?
Os antigos mencionam que tudo o que existe tem que existir primeiro numa energia mais subtil, e o que é a imaginação senão uma forma de energia que criamos?
Mas o que é a imaginação?
É a capacidade de criar uma ideia, uma imagem mental ou uma sensação. Há pessoas que conseguem utilizar esta capacidade nas suas versões, outras só conseguem imaginar numa das suas formas.
Nos todos os dias imaginamos ...em ideias, sentimentos ou imagens e muitas das vezes o fazemos naturalmente ignorando o nosso próprio poder de domínio sobre elas.
Mas que é a imaginação na Visualização Criativa?
Fácil...é imaginar conscientemente e prestando atenção positiva regularmente a essa ideia, dando-lhe energia para se manifestar. Mas atenção...nem sempre a manifestação é aparecer como magia. Muitas vezes aparece porque o facto de imaginarmos algo com tanto positivismo e bem-estar, que essa sugestão constante nos impulsiona para agir e acreditar no nosso melhor e no que nos rodeia. E é aí que algo muda porque nunca mais vemos a vida da mesma maneira.
O seu objectivo pode ser qualquer coisa a nível físico, mental,espiritual ou emocional. Seja o que for.
E o facto de emitirmos essa energia ou aura, a verdade é que o próprio mundo que nos rodeia reage e muda em sintonia com essa energia. Porque tudo é energia e não há nada no Universo que não o seja! Até numa rocha que parece imutável e morta, é constituída por átomos coesos que se movem entre si por energia, para manterem tudo aquilo que uma rocha é na nossa aparente realidade.
Até a energia da cura...pois um doente que se encontra num estado mais optimista e positivo, mais facilmente se cura, porque adiciona em si a energia de cada partícula que constitui o seu ser para obedecer ao intuito de cura que a sua imaginação lhe concede alcançar. Assim o é e basta perguntar a um médico e este lhe dirá a importância que tem o "estado de espírito" do paciente, seja a doença física, mental ou espiritual.
Qualquer Visionário que existiu, primeiro imaginou que era possível e é essa a força que nos impulsiona para fazer e ser cada vez melhores independentemente do que aparentemente é.
No entanto não é fácil imaginar quando a realidade que vivemos é o oposto do que tanto queremos ver. Não é fácil, mas não é impossível.
Fique atento ao nosso blog e página de facebook, pois pretendemos desenvolver este assunto e dar-lhe a conhecer várias técnicas de Visualização Criativa para utilizar no seu quotidiana. Só lhe pedimos é que nos escreva a contar o resultado e as suas experiências.



Assim é, assim seja, assim se faça

Bem hajam