quinta-feira, 17 de abril de 2014

O Arcano Maior 2 - A Sacerdotisa ou A Papisa


A Sacerdotisa 

O Indescritível, aqui é realizado; A alma-mulher nos leva para cima e para diante!  Goethe


Esta Carta transmite a sabedoria, a intuição feminina, a influência passiva e é o ponto que interliga o consciente e o inconsciente e que guarda os seus segredos.
A sacerdotisa é uma representação de tudo o que é visível e nada se descobre. É o encontro com a alma que precisa de um determinado tempo para acontecer, pois a Sacerdotisa ainda se prende a acontecimentos e sentimentos do passado.

Descrição:

No tarot de Marselha esta uma mulher sentada  e olhando de lado com um livro aberto sobre a toga que veste. Aparenta estar calma e sensível e enverga sobre a cabeça uma coroa tripla o que simboliza

o domínio equilibrado dos planos intelectuais, espirituais e materiais. Um véu cai -lhe sobre os ombros e cobre os seus cabelos. Por trás, aparece uma cortina como asas disfarçadas cujos pontos de fixação não são visíveis. Não são visíveis os pés da mulher, assim como a base do trono e curiosamente a personagem ultrapassa a margem superior da lamina, pois o extremo da coroa ultrapassa a linha negra, um pouco à direita do número II o que só acontece com o arcano XXI.

No Baralho de Rider Waite vemos uma figura feminina sentada e olhando de frente e também com um livro sagrado (Tora) sobre a toga simples, mas com uma tiara em forma de Lua cheia. Esta personagem,
geralmente aparece entre duas colunas, uma preta e outra branca que contêm duas letras: J e B que são símbolos maçónicos que representam as colunas Jaquim e Boaz do Templo de Salomão, cujo significado é a representação de forças opostas.Aos seus pés encontramos a lua crescente. Tem posto um crucifixo como ornamento no seu peito.

 

Significado geral

Esta carta indica uma energia feminina de sabedoria mas também intuição e compreensão. Demonstra sentimento e introspecção podendo indicar momento de reserva, discrição, silêncio, meditação, fé, confiança atenta apesar da aparente serenidade.Sentimento religioso, resignação. É uma carta que pode indicar coisas ocultas, segredos, sentimentos e pensamentos não expressados.  Numa Situação geral indica poder sobre os acontecimentos, revelação de coisas ocultas, segurança de triunfo sobre o mal. pode indicar boa saúde, mas alguém pouco activo. No amor ou campo emocional revela alguém reservado e que sofre em silêncio sem desvendar os seus segredos.
Corresponde a uma pessoa amistosa, mas não carinhosa e de grande riqueza de ideias, que reage melhor a problemas concretos do que a questões vagas.
 No seu sentido negativo revela dissimulação, hipocrisia, intenções secretas, mesquinharia, inação, preguiça, rancor, disposição hostil ou indiferença, misticismo fanático e demora nas realizações.Pessoa falsa, mentiras. Como obstáculo ou passado, poderá significar o receio de se encontrar a si próprio, o medo de admitir os sentimentos perante algo, ou medo de lembrar-se de algo traumático que tenha acontecido.
Quando aparece na posição presente pode sugerir uma auto-analisar-se de forma a desbloquear as  recordações e o passado para se poder ser quem se realmente é e seguir os seus instintos ao longo do seu caminho.
Como Futuro ou resultado significa que brevemente irão ser-lhe desvendados segredos misteriosos.

De um modo geral, esta carta aconselha a lidar com o passado de uma vez por todas para seguir em frente e a confiar na sua intuição.

Bem Hajam
Indra Mistica

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá! Deixem as vossas perguntas, sugestões ou vossa opinião. Responderei o mais brevemente.