domingo, 23 de março de 2014

Tarot


  O que é o Tarot?



 Durante a história da humanidade, encontramos vários relatos de lançamentos de sortes relacionadas com Oráculos de forma a obter respostas.
A origem do Tarot é misteriosa pois há quem diga que primeiramente apareceram no antigo Egipto, cujos desenhos foram baseados nas ilustrações de livros Sagrados, como vieram do mundo oriental e foram trazidas para o ocidente pelos povos nómadas como os ciganos. ou trazidas pelas Cruzadas das terras muçulmanas (Terra Santa). Há ainda quem afirme que o tarot surgiu nas cortes francesas e seria utilizado como jogo recreativo.
No entanto entre as primeiras provas do seu aparecimento há documentos que comprovam serem as cartas de jogar já conhecidas na Bélgica em 1379 e sabe-se que eram utilizadas nas cortes renascentistas e na idade Média.

No entanto, não há conhecimento de registros  que indiquem alguma escola ou corporação de ofício que tenha criado estas cartas, o que indica que ganhou a forma que hoje conhecemos pelas mãos de artistas e artesões que tinham conhecimentos e habilidades adquiridas entre os edificadores dos palácios e igrejas no período pré-renascentista, bem como suas pinturas, imagens e vitrais.

O palco de imaginação que envolve o Tarot confunde o iniciante interessado em compreender sua linguagem simbólica, pois o tarot esta repleto de símbolos míticos além que há uma relação intima entre o estudioso de tarot e suas cartas, pois o seu significado pode ter uma visão muito pessoal que nasce da relação intuitiva do tarologo  com o seu baralho. Este jogo maravilhoso, representa um desafio para o estudo que é constante e profundo.

Podemos ver o Tarot, como um alfabeto altamente complexo, formado por símbolos e imagens de arquétipos e que representam o caminho de uma vida humana em todo o seu complexo sentido, como se fosse uma história de começo, desenvolvimento e seu fim.
Pode ser lido como se fosse uma mensagem do inconsciente ou como uma ligação entre o ser físico e o ser espiritual. Assim podemos considerar que o tarot tem a finalidade de ser uma orientação psicológica, terapeuta, para o auto-conhecimento e uma forma de predição para o futuro.

Infelizmente o Tarot é muitas vezes mal compreendido, e etiquetado como uma superstição e pensado que apenas as pessoas desesperadas e incultas é que recorrem a este género de saber.
Nada poderia estar mais longe da realidade, pois o Tarot deve ser considerado uma profissão ou uma arte, em que requer bastante tempo, estudo e experiência para alcançar o domínio no seu conhecimento.

O Baralho é composto por 78 cartas, em que 22 são Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores.
Há imensos estilos de baralhos de tarot, sendo os mais conhecidos o Baralho de Marselha e o Baralho Rider Waite:

O baralho de Marselha, é um dos mais antigos que se tem conhecimento e dos mais respeitados.As cores que imperam são o Vermelho, o Azul e o Amarelo Dourado que faz lembrar as cores utilizadas em determinda altura da história europeia na decoração pela aristocrácia da corte francesa.O tarot de Marselha é uma versão utilizada na arte de jogar cartas, mas com um intuito mais profundo que é dado no seu simbolismo. Ele se caracteriza pela simplicidade que domina nos desenhos dos Arcanos Maiores e Arcanos Menores.



O Baralho de Rider- Waite é o mais conhecido tarot do mundo. Este baralho foi introduzido no Mundo através do mistico americano Arthur Edward Waite com ilustrações de Pamela Colman Smith.
Todas as ilustrações do Tarot Rider-Waite foram projetadas por Waite, que foi membro da Ordem Hermético da Golden Dawn, mais tarde fundador  da Irmandade da Rosa Cruz.
                                                                                                                                              
Nos próximos posts, vamos entrar neste mundo tão misterioso e dar a conhecer os Arcanos Maiores e Arcanos Menores, assim com o seu significado individua baseado nos dois baralhos acima referidos.

Assim é, assim se faz, assim seja
 Bem Hajam
 Indra Mistica


1 comentário:

Olá! Deixem as vossas perguntas, sugestões ou vossa opinião. Responderei o mais brevemente.