Tarot
O que é o Tarot?
Durante a história da humanidade, encontramos vários relatos de lançamentos de sortes relacionadas com Oráculos de forma a obter respostas.
A origem do Tarot é misteriosa pois há quem diga que primeiramente apareceram no antigo Egipto, cujos desenhos foram baseados nas ilustrações de livros Sagrados, como vieram do mundo oriental e foram trazidas para o ocidente pelos povos nómadas como os ciganos. ou trazidas pelas Cruzadas das terras muçulmanas (Terra Santa). Há ainda quem afirme que o tarot surgiu nas cortes francesas e seria utilizado como jogo recreativo.
No entanto entre as primeiras provas do seu aparecimento há documentos que comprovam serem as cartas de jogar já conhecidas na Bélgica em 1379 e sabe-se que eram utilizadas nas cortes renascentistas e na idade Média.
No entanto, não há conhecimento de registros que indiquem alguma escola ou corporação de ofício que tenha criado estas cartas, o que indica que ganhou a forma que hoje conhecemos pelas mãos de artistas e artesões que tinham conhecimentos e habilidades adquiridas entre os edificadores dos palácios e igrejas no período pré-renascentista, bem como suas pinturas, imagens e vitrais.
O palco de imaginação que envolve o Tarot confunde o iniciante interessado em compreender sua linguagem simbólica, pois o tarot esta repleto de símbolos míticos além que há uma relação intima entre o estudioso de tarot e suas cartas, pois o seu significado pode ter uma visão muito pessoal que nasce da relação intuitiva do tarologo com o seu baralho. Este jogo maravilhoso, representa um desafio para o estudo que é constante e profundo.
Podemos ver o Tarot, como um alfabeto altamente complexo, formado por símbolos e imagens de arquétipos e que representam o caminho de uma vida humana em todo o seu complexo sentido, como se fosse uma história de começo, desenvolvimento e seu fim.
Pode ser lido como se fosse uma mensagem do inconsciente ou como uma ligação entre o ser físico e o ser espiritual. Assim podemos considerar que o tarot tem a finalidade de ser uma orientação psicológica, terapeuta, para o auto-conhecimento e uma forma de predição para o futuro.
Infelizmente o Tarot é muitas vezes mal compreendido, e etiquetado como uma superstição e pensado que apenas as pessoas desesperadas e incultas é que recorrem a este género de saber.
Nada poderia estar mais longe da realidade, pois o Tarot deve ser considerado uma profissão ou uma arte, em que requer bastante tempo, estudo e experiência para alcançar o domínio no seu conhecimento.
O Baralho é composto por 78 cartas, em que 22 são Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores.
Todas as ilustrações do Tarot Rider-Waite foram projetadas por Waite, que foi membro da Ordem Hermético da Golden Dawn, mais tarde fundador da Irmandade da Rosa Cruz.
Assim é, assim se faz, assim seja
Este é um mundo que adoro e respeito. O tarot.
ResponderEliminar