quinta-feira, 17 de abril de 2014

O Arcano Maior 2 - A Sacerdotisa ou A Papisa


A Sacerdotisa 

O Indescritível, aqui é realizado; A alma-mulher nos leva para cima e para diante!  Goethe


Esta Carta transmite a sabedoria, a intuição feminina, a influência passiva e é o ponto que interliga o consciente e o inconsciente e que guarda os seus segredos.
A sacerdotisa é uma representação de tudo o que é visível e nada se descobre. É o encontro com a alma que precisa de um determinado tempo para acontecer, pois a Sacerdotisa ainda se prende a acontecimentos e sentimentos do passado.

Descrição:

No tarot de Marselha esta uma mulher sentada  e olhando de lado com um livro aberto sobre a toga que veste. Aparenta estar calma e sensível e enverga sobre a cabeça uma coroa tripla o que simboliza

o domínio equilibrado dos planos intelectuais, espirituais e materiais. Um véu cai -lhe sobre os ombros e cobre os seus cabelos. Por trás, aparece uma cortina como asas disfarçadas cujos pontos de fixação não são visíveis. Não são visíveis os pés da mulher, assim como a base do trono e curiosamente a personagem ultrapassa a margem superior da lamina, pois o extremo da coroa ultrapassa a linha negra, um pouco à direita do número II o que só acontece com o arcano XXI.

No Baralho de Rider Waite vemos uma figura feminina sentada e olhando de frente e também com um livro sagrado (Tora) sobre a toga simples, mas com uma tiara em forma de Lua cheia. Esta personagem,
geralmente aparece entre duas colunas, uma preta e outra branca que contêm duas letras: J e B que são símbolos maçónicos que representam as colunas Jaquim e Boaz do Templo de Salomão, cujo significado é a representação de forças opostas.Aos seus pés encontramos a lua crescente. Tem posto um crucifixo como ornamento no seu peito.

 

Significado geral

Esta carta indica uma energia feminina de sabedoria mas também intuição e compreensão. Demonstra sentimento e introspecção podendo indicar momento de reserva, discrição, silêncio, meditação, fé, confiança atenta apesar da aparente serenidade.Sentimento religioso, resignação. É uma carta que pode indicar coisas ocultas, segredos, sentimentos e pensamentos não expressados.  Numa Situação geral indica poder sobre os acontecimentos, revelação de coisas ocultas, segurança de triunfo sobre o mal. pode indicar boa saúde, mas alguém pouco activo. No amor ou campo emocional revela alguém reservado e que sofre em silêncio sem desvendar os seus segredos.
Corresponde a uma pessoa amistosa, mas não carinhosa e de grande riqueza de ideias, que reage melhor a problemas concretos do que a questões vagas.
 No seu sentido negativo revela dissimulação, hipocrisia, intenções secretas, mesquinharia, inação, preguiça, rancor, disposição hostil ou indiferença, misticismo fanático e demora nas realizações.Pessoa falsa, mentiras. Como obstáculo ou passado, poderá significar o receio de se encontrar a si próprio, o medo de admitir os sentimentos perante algo, ou medo de lembrar-se de algo traumático que tenha acontecido.
Quando aparece na posição presente pode sugerir uma auto-analisar-se de forma a desbloquear as  recordações e o passado para se poder ser quem se realmente é e seguir os seus instintos ao longo do seu caminho.
Como Futuro ou resultado significa que brevemente irão ser-lhe desvendados segredos misteriosos.

De um modo geral, esta carta aconselha a lidar com o passado de uma vez por todas para seguir em frente e a confiar na sua intuição.

Bem Hajam
Indra Mistica

domingo, 6 de abril de 2014

Quiromancia



As mãos e suas características :


Quando vamos ler a Sina a alguém, iniciamos por observar ao pormenor as mãos do consultante, em todos os seus pormenores e componentes.
É importante distinguir qual a mão dominante e a mão passiva, pois a mão passiva ou secundária é a menos utilizada e acredita-se que é o registo do nosso dharma, as lições que devemos apreender neste caminho, características de personalidade herdadas e o potencial da pessoa. A mão dominante ou superior é aonde se encontra os traços que se referem mais concretamente ao individuo e o caminho que está construindo desde o seu nascimento e  que rege seu presente, indica os eventos futuros e as influências exteriores e mostra o individuo é realmente capaz de fazer. Importante saber que a mão não dominante pode descrever  sonhos e potenciais, que talvez, nunca sejam postos em prática.

Geralmente as pessoas destras tendem a serem mais lógicas uma vez que a mão direita está relacionada com o lado esquerda do cérebro que é uma região lógica, e as  pessoas canhotas tendem a serem mais criativas devido à ligação com o lado direito do cérebro, uma região mais intuitiva.



O tamanho das mãos


Verificamos o tamanho das mãos que se compara ao tamanho de corpo, de forma a deduzir se são pequenas ou grandes:

Mãos pequenas: Indicam pessoas de capacidade de alcançarem a totalidade ou maior parte das situações e temas com que se deparam. Geralmente são mais activas que pensativas. Também caracteriza uma pessoa orgulhosa.
A mão pequena e delgada mostra vaidade, apreciação pela boémia, sexo, coisas boas da vida em geral e também apresenta alguma melancolia.
A mão pequena, delgada e húmida, mostra que a pessoa é criativa, inteligente e muito dificil de ceder  a más influências.
A mão pequena, delgada e seca indica que a pessoa é desonesta, mas é astuciosa, desconfiada e sonhadora.

Mãos Grandes: Indicam pessoa atenta a detalhes, pormenores e muito minuciosa. Pessoas amáveis e simpáticas. Pensam bem o que fazer antes de agir.
A mão grande e fina indica alguém que se auto-avalia e que tem uma inteligência engenhosa.
A mão grande e gorda representa uma pessoa que não se aprecia, gosta de praticar caridade e incentivar a liberdade.
A mão for grande, espessa e rude, a pessoa é melancólica.

A mão mediana revela estreiteza nas ideias e preconceitos.
A mão  mediana e fina indica que é uma pessoa hábil e talentosa.
A mão média, gorda e seca mostra que a pessoa tem dificuldade de aprender.
A mão de tamanho médio, gorda e húmida mostra que a pessoa é boa, afável e sensual.
As mãos medianas, grossas e gordas representam uma pessoa pouco inteligente e vigorosa, atlética, forte.


Pigmentação das mãos


Pigmentação da mão indica a saúde física de um individuo e estas são as características gerais que podem indicar alguma situação:
pigmentação amarelada: problemas no fígado e glândulas em geral.
pigmentação azulada: infecção nos rins que pode ser transmitida ao sangue.
pigmentação avermelhada: problemas circulatórios.
pequenos círculos brancos espalhados: taxas altas de glicose.

 A cor da mão


A cor da mão também deve ser valorizada pois indica os estados emocionais:
A mão branca indica espiritualidade e paz interior.
A mão rosada demonstra bondade, generosidade. 
A mão avermelhada, quente e húmida é sinal paixão descontrolada ou/e cólera.
A mão rude e áspera é de alguém ignorante e egocêntrico.
A mão suave fala de intelectualidade e sensibilidade.

A forma das mãos


A forma das mãos são factor das características da personalidade e podemos considerar as seguintes formas:

A mão elementar :mão cheia, palma curta, dedos curtos e movimentos grosseiros geralmente são atribuídas as pessoas apaixonadas e facilmente manipuladas e sem grandes objectivos.

A mão quadrada: mão roliça, palma longa, pontas de dedos rectas, dedos curtos e movimentos leves,indicam pessoa prática, lógica, quase fria e de costumes rotineiros e ordenados.Tem uma grande capacidade de realização e é teimosa em alcançar os seus objectivos, mas é pouco original ou imaginativa. Apegada as regras e é a mão dos organizadores e pacificadores.


A primeira figura é a mão elementar, e a que se segue a mão quadrada.

A mão espatulada: mão magra, ligeiramente torta, larga e forte,nós dos dedos um pouco salientes e ponta dos dedos arredondados caracteriza quem é entusiástico pelas coisas
boas da vida, criativos e imaginativos, mas ao mesmo tempo de pés bem assentes no chão. Podem ter momentos de irrequietação e pessimismo. Muitas vezes falta-lhe a persistência que necessita para alcançar os e seus objectivos mas quando quer sabe ser muito dinâmico e activo.

 A mão filosófica: mão magra, dedos nodosos são de uma pessoa racional, analista dedutiva, pensativa, filosófica e em busca da verdade interior. São pessoas honestas, justas e moderadas com outras pessoas.
                                                                       Nesta figura, a primeira é espatulada e a segunda filosófica




A mão cónica: mão longa, firme e desenvolvida são de uma pessoa sensual e extrovertida,
com imaginação fértil e de pouco raciocínio. Fã da beleza, das artes em geral e tem ânsia por poder e é demasiado apegado ao dinheiro. Geralmente são impulsivas e cedem as primeiras impressões, são inconsequentes e canalizam a sua energia criadora para a realização.


A mão idealista ou intuitiva: mão bonita e harmoniosa, de dedos longos, elegantes de ponta fina pertence a pessoa sensitiva de personalidade muito idealista e inquieta.É sonhadora, criativa e muda de humor e ideias alternadamente tornando-a complexa e nervosa. Tem grande interesse pelas questões espirituais e beleza. Tem dificuldade em se adaptar ao mundo material. É a forma de mão menos comum.



A mão mista: reúne característica de dois, três ou mais tipos e pertence a pessoas comuns, sem grandes aspirações e de mentalidade, comportamentos e gostos medianos. São as formas de mãos mais comuns.  

Nos próximos post, iremos continuar a desenvolver mais sobre este tema tão interessante. 

Assim é, Assim seja, Assim se faça

Bem Ajam
Indra Mistica  



 

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Quiromancia


O Quiromante 





 O  Quiromante deve estar de mente translucida e aberta as sensações da intuição e deve ter a percepção profunda que cada ser é único e individual. Sabendo isso e estando neste estado de consciência deve utilizar os seu conhecimento nesta arte ajudar as pessoas em suas vidas a identificar suas potencialidades, suas deficiências e principalmente, fazer a coisa certa no momento certo.
Ler a mão exige conhecimento do significado das marcas ou linhas, a capacidade de relaciona-las entre si e de as visualizar bem para poder ver bem as linhas, altos, cor e forma da mão.
Claro que a leitura das mãos é algo pessoal, no entanto há uma série de condutas a ter que auxiliam na sessão:

  •  Ter cuidado e sensibilidade com o que diz, pois pode afectar a vida de alguém com o que tem a dizer.
  • Saiba antes qual a mão dominante e a idade da pessoa que procura a consulta.
  • Observar atentamente as mão, verificando quais os traços fortes e as características físicas da mão, incluindo pulso, palma e dedos.
  • Oiça a sua intuição.
  • Lembre-se sempre que as linhas mudam, e portanto evitar previsões para o futuro que sejam de carácter muito marcante.
  • Tenha atenção a todos os traços...mesmo quando  parecem contradizer-se.
E lembre-se sempre : um bom Quiromante estuda muito, deve desenvolver a sensibilidade, procurar aconselhar as pessoas com responsabilidade e apenas  mostrar o caminho do pensamento positivo, não interferir no livre-arbítrio de cada um e em caso de dúvidas, deve-se aconselhar o consulente a seguir as suas ideias e coração, para que este tome suas próprias decisões.


Existem algumas regras estabelecidas pela Natureza Tradicional das práticas adivinhatórias...no entanto pessoalmente, creio que não devem ser levadas tão a letra, mas respeitadas e aplicadas em função a situação:
  •  Não utilizar esse conhecimento para fins desonestos e contra o bem.
  •  Não  interpretar as linhas de suas próprias mãos. (não me parece que haja algum mal, desde que não de forma obcecada)
  •  Toda consulta deve ser cobrada, tal como acontece com qualquer consultor ou psicanalista, afim de que sejam valorizados seu conhecimento e dedicação.(nem que seja em troca de um café ou rebuçado)
Mantenha-se connosco, pois este assunto vai ser desenvolvido e vamos falar sobre as linhas e o seu significado.

Assim é, Assim seja, Assim se faça
Indra Mistica  ☽✪☾

O Arcano Maior 1 - O Mago


O Mago

"Um mago nunca se atrasa,nem chega adiantado,chega exactamente quando quer."
Gandalf

Na Maioria dos Baralhos de Tarot, o Mago é representado por uma figura masculina que inspira sabedoria, confiança e poder pessoal. É o elo entre o consciente e o inconsciente, o esforço pessoal e a realidade espiritual. Invoca a relação entre  ser e o espírito, que gera o homem sábio que compreende e que nessa compreensão adquire capacidades para iniciar o seu ponto de partida.

Descrição


No Baralho de Marselha, vemos uma personagem que pode aparentar ser um mágico, que se encontra de pé e de frente para uma mesa de madeira aonde se encontram alguns objectos que representam os quatro elementos: copos, pequenos discos amontoados, dados, uma bolsa e uma faca com a lâmina descoberta ao lado de sua bainha. É representado de frente, com o rosto voltado para a esquerda, usa um chapéu cuja forma lembra o símbolo algébrico de infinito, o leminiscata e as suas vestes são
multicolores. Segura  uma esfera  entre o polegar e o indicador da mão direita, enquanto com a mão esquerda aponta na diagonal para o céu (ou chão?) um bastão curto como que canalizando as energias entre céu e terra (espírito e matéria) É representado só, no meio de uma zona árida com três tufos de erva e  no horizonte, entre as pernas da figura, uma
árvore se desenha contra o céu incolor.


No Baralho Rider Waite, O Mago surge vestido com roupagem que se parece com um traje sacerdotal. Tem uma postura direita e de pé diante uma mesa e olhando de frente num olhar decidido.  Acima da sua cabeça, encontra-se o símbolo do Infinito, como para lembrar a existência de infinitas possibilidades. Na mão direita tem um
bastão que ergue para o céu como canalizador de energia; e com a mão esquerda aponta para o chão o que pode indicar uma das leis Herméticas, a lei da correspondência que nos diz que  " O que está em cima é como o que está em baixo. E o que está embaixo é como o que está cima."
 Na mesa que dá a sensação de ser um altar, estão dispostos vários objectos também ligados aos 4 elementos e que invocam o domínio e o conhecimento. Em sua volta está uma paisagem verde e florida, transmitindo uma ideia serena, segura e de abundância.

Significado Geral


O mago simboliza o conhecimento , diplomacia, empreendedorismo, comunicação,criatividade, capacidade para convencer, habilidade, talento e inteligência.É uma pessoa que tem a facilidade para associar as ideias, e tem o domínio inteligente dos elementos e dos temas com que se vai deparando ao longo do seu percurso; mentalmente é alguém forte e ultrapassa facilmente as doenças da mente e é o tipo de pessoa persuasiva, que sabe o que quer e geralmente não se deixa levar pelos outros pois sabe que isso poderá prejudicar o seu desenvolvimento. Pode significar uma nova etapa aonde a pessoa deve e pode utilizar as suas capacidades de conhecimento, domínio e talento. Pode ser um bom indicio em caso de doenças. Pode estar a avisar para o aparecimento ou vontade que surjam  novos sentimentos e emoções. O Mago pode representar literalmente alguém que é Mago ou relacionado com as práticas ocultas e também pode indicar a magia está no ar, que é possível fazer acontecer.
No seu negativo sentido acusa a existência de manipulação, sugestão abusiva, ilusão, intrigas, mentirosos, exploradores de inocentes.  Discussões, brigas que podem se tornar violentas e mau uso do poder. Incertezas frente aos acontecimentos. Esta carta pode também surgir como aviso , pois o sucesso pode-lhe causar excesso de confiança, fazendo-o pensar que tem a resposta para tudo. Desde que não ultrapasse os seus limites  irá ser bem sucedido nos seus planos.

 De um modo resumido, O Mago incentiva-o a lutar pelo que quer, pois se for ao nível de negócios irá conseguir o que pretende, a nível de relacionamentos pode exprimir-se emocionalmente e sexualmente e ao nível da saúde poderá arranjar soluções e  força de vontade para lutar contra uma doença.

Assim é, Assim se faz, Assim seja

Bem hajam
Indra Mística ☽✪☾


.

Quiromancia


A sua História e Origem 

 

 A arte de ler as mãos é uma ciência muito antiga, pois o seu uso remota desde os Egito, havendo registos com mais de 4.000 anos da sua existência em manuscritos Assirios , Egipcios, Chineses e Indianos. No entanto os especialistas suspeitam que se terá originado na India, descendendo de uma ciência com base racional e lógica de nome "Palmistry" cuja tradução mais fiel será de Quiromancia Védica e que teria já uma idade milenar. Essa ciência era utilizada por pessoas de existência pacifica, que viviam pela Paz, Serenidade e Harmonia com Universo designados Yogues.
Por curiosidade deixo aqui o relato conhecido de uma lenda muito antiga que existe nos Himalaias acerca da existência de uma caverna aonde vive um Yogue com mais de 400 anos de idade e encontra-se num estado profundo de meditação designado por Samadhi e que tem na sua posse um livro ainda mais antigo feito com peles das palmas de mãos humanas mumificadas aonde se pode observar as suas linhas e que teria sido utilizado para estudo por monges durante milhares de anos.
 
Posteriormente, surge na Grécia a Kheiromanteia, cujo significado é adivinhação dos segredos consultando as linhas da mão, pois os sábios acreditavam que essas linhas seriam um registo da nossa personalidade e da linha comportamental e temporal da nossa existência.

Também foi uma arte estudada durante a idade Média e teria sido associada a Astrologia, pois enquanto uma arte explica a influencia dos astros, a outra explica a influencia da mente, criado uma certa harmonia nas predições.

 Nos dias de hoje. atribui-se a Quiromancia aos Ciganos. Sabe-se que esse povo se originou a norte da Índia e emigraram para a Rússia, Roménia e que depois expandiram-se pelo Mundo.
A arte de ler as mão está incrementada na tradição Cigana, sendo algo que os mais novos desde muito cedo apreendem a fazer. Inclusive, houve um tempo que encontraríamos alguns deles a trabalhar nesta arte de ler a Sina, em feiras e parques de diversão.


Nos proximos posts vamos falar mais acerca desta arte milenar e das suas bases teóricas e aplicativas. Acompanhe-nos e surpreenda-se

Bem Hajam