Arcano Maior 0 - O Louco
O Louco
"Se o Homem persistisse em sua loucura, tornar-se-ia sábio"William Blake
O louco é um Arcano sem numero, geralmente associado ao 0, mas que pode ser considerado também o numero 22. Ao observar esta carta, percebe-se um ar de leveza, desprendido e aventureiro, que esta em contacto com a sua criança interior. A sua energia é vibrante, instintiva e de alguém que não tem medo de ser espontâneo e de correr riscos para aproveitar as possibilidades que a vida pode ter e dar.
Discrição :
No Tarot de Marselha, O Louco, parece um viajante de chapéu que cobre totalmente a cabeça e orelhas veste uma roupa muito parecida com a de um bobo da corte medieval, com um cinto amarelo, calças rasgadas e sapatos vermelhos ou azuis. Aparenta ser um homem que está caminhando, cujo rosto barbudo aparenta satisfação, com um bastão na mão direita e no ombro direito uma vara com uma pequena trouxa. Está de costas, porém, o seu rosto aparece quase totalmente visível. Um animal, que tanto poderá ser felino ou canídeo parece arranhar (ou ter provocado), a parte de pele da coxa direita deixada exposta pelas calças rasgadas. Do chão que parece árido, brotam cinco plantas.
Significado Geral:
O louco é inocente, espontâneo, corajoso, despreocupado, impetuoso e impulsivo que segue sem medo a sua intuição. Consegue deixar o velho e percorrer um novo caminho, ou fase da vida independentemente dos riscos. Tem uma mente activa e vontade de acção e libertação, com rumo a transformação e pode indicar que uma nova aventura, um novo rumo, está a começar. Ele está sozinho e sem oposição e rompeu toda a anterior dependência com família e amigos, mas leva consigo toda a experiência do seu passado que lhe conferem o seu potencial. Está preparado para ultrapassar qualquer limitação e finalizar qualquer tarefa. No seu negativo, recusa-se a aceitar os seus erros e pode estar a procurar algo que nem ele sabe o que é. Tem vontade de ser activo, mas não faz nada por isso. Tem falta de interesse e despreocupação nas coisas e em tomar atitudes. Irresponsabilidade, falta de amadurecimento e consciência. Pode indicar falta de rumo,queda ou marcha que se detém. Relutância. Um abandono forçado dos bens materiais; decadência sem muita possibilidade de recuperação. Incoerência, incapacidade para raciocinar e entregando-se aos impulsos cegos causando complicações devido a insensatez das ações. Remorsos vãos e extravagância.Psicologicamente, O louco pode ser uma pessoa distraída e que não liga para nada, nem para as suas responsabilidades, embora tenha todo o potencial que precisa. Se der mais valor e fizer uso das suas qualidades, poderá ser e fazer tudo o que quiser.