quarta-feira, 14 de maio de 2014

As leis Herméticas ou as 7 leis da sabedoria


Hoje vou falar de um tema que aprecio imenso desde que sou muito nova. Desde cedo dei por mim em busca da verdade espiritual, pois quando comecei a ver o mundo foi-me dificil encontrar um significado para ele...não compreendia o porque de tanta dor, tanto mal, tanta desilusão e tanto egoísmo. Fazer mal a uma vida é inconcebível seja qual for a sua razão e toda a vida tem o direito de ser respeitada, inclusive a nossa própria vida. Estudei as religiões e verifiquei que quase todas nascem do mesmo ideal : o amor e poder criativo do Universo (Deus)...no entanto acabam por divergir deste saber tão antigo e tão semelhante em todas elas. Começam a criar limitações e julgamentos e ideias pré-concebidas. No entanto, também eu não tenho o direito de as julgar, pois não? E tento não o fazer...
Adiante...conclui que O Universo é mais que ver e sentir...é sabedoria e matemática, é ordem na desordem, é um sentido que abrange uma compreensão que abrange muito mais que possamos alcançar nos nossos sentidos. 
Vou partilhar com vocês um saber muito antigo. Provavelmente muitos de vocês já terão ouvido falar delas, ou pelo menos parte delas.

Mas o que são estas leis e onde foram concebidas?
Assim como existem leis da Física e leis da Química que regem o mundo físico do Universo, também há leis que regem tudo aquilo que existe. Na verdade, o Universo é um sistema muito ordenado e matemático, e tudo o que acontece é provocado por algo e por si também provocará uma reacção.
As 7 principais leis herméticas são baseadas os principios que se encontram no livro "O Caibalion" (a palavra significa no hebraico, tradição ou preceito manifestado por ente de cima) que reune os ensinamentos antigos das leis que regem todas as coisas manifestadas no Universo.
A Filosofia Hermética surgiu com Hermes Trimegisto que era um egipcio que era considerado mensageiro de Deus, por ter inserido na cultura antiga egípcia, ensinamentos sagrados e místicos. alias, na sua escola era ensinado várias ciências como medicina, a astronomia, a astrologia, a botânica, a agricultura, a geologia, a matemática, a música, a arquitectura, a ciência política. Segundo os gregos, Hermes escreveu 42 livros e entre eles se encontra "O Livro dos Mortos" que é também chamado de "O Livro da Saída da Luz". A Ciência Hermética é baseada em seus ensinamentos e comprova que o Grande Hermes veio transmitir para a humanidade uma Sabedoria Divina, até hoje mal compreendida apesar de amplamente comprovada. 


 No Caibálion está escrito :"As doutrinas sempre foram transmitidas de 'Mestre à Discípulo', de Iniciado à Hierofante, dos lábios aos ouvidos. Ainda que esteja escrita em toda parte, sua verdade foi propositadamente velada com os termos da alquimia e da astrologia, de modo que só os que possuem a chave podem-na ler bem". Assim na esperança que muitos que leiam isto possuam a chave da compreensão, eu partilho este conhecimento convosco para que pensem nele, estudem e quiçá cresçam no vosso caminho físico e espiritual.

Portanto, estas são as Leis Herméticas ou 7 leis da Sabedoria. 
I - O princípio de Mentalismo
II - O princípio de Correspondência
III - O princípio de Vibração
IV - O princípio de Polaridade
V - O princípio de Ritmo
VI - O princípio de Causa e Efeito
VII - O princípio de Gênero  

O principio de Mentalismo.


O Universo funciona como um grande pensamento divino e este conhecimento é sem dúvida o mais importante de todos os princípios, já que nele estão contidos todos os outros. O TODO (ou seja a realidade que se oculta em todas as manifestações de nosso universo material) é Espírito, Omnisciente e Indefinível em si mesmo, mas pode ser considerado como uma Mente Viva, Infinita, Universal. Dele nasce tudo o que existe e tudo o que existe está nele.

O Princípio da Correspondência 

 

É verdadeiro, completo, claro e certo.
O que está em cima é como o que está embaixo,
e o que está embaixo é como o que está em cima,
e por estas coisas fazem-se os milagres de uma coisa só.
E como todas as coisas são e provém de UM,
pela mediação do UM,
todas as coisas são nascidas dessa única coisa por adaptação.
O Sol é seu Pai, a Lua é sua Mãe, o Vento a trouxe em seu ventre e a Terra é sua nutriz e receptáculo.
(Caibalion)

Esta lei nos lembra que vivemos mais do que um mundo e que tudo o que existe no Universo emana de uma mesma fonte (SOMOS TODOS UM) e está sujeito às mesmas leis, princípios e características que, aplicadas a cada coisa que existe, nos mostram a manifestação dos fenómenos que existem em cada plano. Existem 3 planos principais (entre eles, existem mais sub-planos ou dimensões) segundo a filosofia Hermética: plano Espiritual, Plano Mental e plano Físico.
 Geralmente a nossa atenção esta focalizada no nosso plano físico e no nosso microcosmos. Mas o que é igual no microcosmos, também é igual no macrocosmos, ou seja o que é igual num átomo, também o é numa galáxia. Tendo noção deste conhecimento, observando em nosso redor é possível apreender imenso sobre o Universo e tudo o que existe nele. Por isso é que existe a astrologia e todas as demais ciências místicas...tudo esta interligado e é correspondente. Parece fácil, mas na verdade é algo muito complexo que exige muito esforço, estudo e vontade de compreender.

O Princípio da Vibração

Esta lei que decerto já foi experimentada por muitos de voces...ja sentiram um ambiente "pesado", ou não gostaram de alguém porque não se sentem bem ao pé dela? As vibrações é algo que não é visível, mas sentido...principalmente pelas pessoas mais sensíveis. 
Segundo esta lei Hermética, nada esta parado, tudo se move, tudo vibra. Para o compreender melhor, é preciso entender que o Todo se manifesta por vibração. No entanto no mundo material é mais dificil percepcionar a vibração pois ela é mais lenta e pesada, enquanto que no mundo espiritual e mental mais leve e rápida. 
Sendo assim é possível compreender que o toda a energia é vibração, e que o pensamento também é energia e vibração. E assim,  exactamente como o princípio da atração molecular,  o princípio da atracão atómica, e o principio da gravitação que sabemos que existem e explicam a  atracão pela qual uma partícula ou massa de matéria é atraída por outra partícula, podemos concluir que as nossas vibrações pessoais também atraem.
Se temos pensamentos negativos, nossa mente estará emitindo sinais vibratório negativos,e sendo assim, que  vibrações estaremos atraindo para nós? Negativas, sem dúvida alguma. Muito já se ouviu sobre isso, mas nossa mente continua a emitir sinais de ódio, raiva, inveja, frustração, etc., etc. Todas elas são vibrações menos boas. 
Na verdade é facil verificar que a guerra atrai a guerra, o ódio atrai o ódio e o dinheiro atrai dinheiro, e que amor atrai amor, bondade atrai bondade, prosperidade atrai prosperidade.
É muito difícil termos somente pensamentos e vibrações positivas o tempo todo, pois temos frustrações, limitações, medos. No entanto podemos nos vigiar e utilizar muitas ferramentas que existem para nos conduzir a nossas intenções nos momentos mais criticos.

O principio da Polaridade

 

"Tudo é duplo, tudo tem dois pólos; tudo tem seu oposto; o semelhante e o dessemelhante são uma só coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em graus; os extremos se tocam, todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados " O Caibalion 

Tudo o que existe tem o seu extremo, e esta lei diz que a diferença esta apenas em poucos graus de vibração e consequente nascem os opostos. Tudo tem dois lados, dois opostos: luz-escuridão, masculino-feminino, amor-ódio, positivo-negativo. Mas para compreendermos bem esta lei temos que pensar que os opostos são na verdade energias semelhantes e que se encontram a meio. Até no nosso aspecto mental é possível encontrar a aplicação da lei da polaridade:  Já observou alguém libertar as suas fúrias e depois se acalmar aliviado pela explosão? Ou seja...os opostos transmutam-se e podem ser controlados mudando os graus dessa vibração. Na verdade a dualidade são os extremos da mesma coisa, pois tudo se torna idêntico na Natureza.

O principio do Ritmo


"Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação"  O Caibalion

Um movimento num sentido terá um outro movimento proporcional no outro sentido. O principio do Ritmo relaciona-se com o princípio da Polaridade, explicado na Quarta Lei Hermética. Podemos ver  as manifestações dessa Lei, não somente nas coisas físicas, mas também nos estados emocionais e mentais do Homem. Isso explica a sucessão de contínuas mudanças nas condições, estados e emoções que podemos observar em nós mesmos. Se hoje nos encontramos num enorme estado de euforia, podemos esperar uma grande depressão amanhã. Um enorme esforço, causa um enorme cansaço, etc. etc.  
Esta lei, se  manifesta na criação e destruição, na elevação e queda. Esta lei aplica-se a tudo desde mundos a regimes politicos. Tudo tem fluxo e refluxo, seja no Microcosmo que no Microcosmo. Na manifestação do TODO, existem a Efusão e a Infusão, ou a Expiração e a Inspiração de Brahma como dizem os hindus. Os Universos são criados, se expandem até chegar no seu ponto máximo, e depois ao atingirem sua maior força, se tornam massa inerte,  para começar novamente um novo ciclo, dessa vez no sentido inverso. Da mesma forma faz o ser humano que ao nascer enche os pulmões de ar começando o eterno fluxo e refluxo da respiração. Este é um reflexo instintivo, não comandado pelo cérebro, porque ele é submetido à Lei Natural do Ritmo.
Na nossa vida experimentamos períodos de grandes alegrias e grandes tristezas, de expansão e retração.  Mas como escapar dessa Lei implacável? Com conhecimento e estudo das leis do Universo é possível compreender que utilizando a neutralidade, ou seja, a regra da compensação é possível controlar a polaridade e os extremos da nossa existência.

O principio da Causa e Efeito


"Toda Causa tem seu Efeito; todo o Efeito tem sua Causa; todas as coisas acontecem de acordo com a Lei: o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida. Existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei." 

Nada acontece por acaso e não existe o acaso, e o acaso é simplesmente um termo dado a um fenómeno existente e do qual não conhecemos a origem e portanto não reconhecemos nele a Lei à qual se aplica. Este Princípio Hermético é um dos mais discutidos, pois também implica que somos responsáveis por todos os nossos actos.  Não vou desenvolver muito mais esta lei, pois muito não há a dizer pois é bem visível se olharmos em redor, e reconhecer quantas verdades estão contidas nessa Lei só por reconhecer a aplicação dessa Lei em nosso dia a dia. Tendo essa consciência,  podemos melhorar  e mudar nosso destino?

O principio do Género


"O Género está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o género se manifesta em todos os planos da criação”. 

Os princípios de atracção e repulsão não existem por si só, mas somente um dependendo do outro. Tudo tem um componente masculino e um feminino independente do género físico e tudo depende um do outro para criar. 


Assim termino e espero que quem leia esta sabedoria, possa a utilizar para melhorar a sua existência, atrair melhores situações e causas e semear mais felicidade no Mundo
Bem Hajam
 

terça-feira, 13 de maio de 2014

O Arcano Maior 3 - A Imperatriz

"Toda a alma livre é imperatriz" 

Machado de Assis

 A Imperatriz

Está carta simboliza a força feminina e criadora, a mãe, a acção. Representa a sabedoria instintiva da Natureza e adverte que não devemos viver só pelo corpo e intelecto. Indica o sentimento de se sentir bem com a vida, a sensualidade, abundância. Este Arcano pretende simbolizar o portal do duplo nascimento, da alma na trilha da geração, o nascimento das coisas, dos seres e das ideias; enquanto, na trilha de volta, da regeneração, simboliza o nascimento da divindade do interior do útero da humanidade.


Descrição:

No tarot de Marselha, A Imperatriz usa uma coroa em forma de uma flor, tendo no seu lado direito a presença de  escudo com o brasão que contém uma águia amarela com as asas apontadas para cima. Na outra mão, tem um ceptro amarelo  com uma cruz e globo,
podendo significar que para alcançar a plenitude espiritual é necessário prevalecer e viver as experiências no plano físico. A figura está sentada de frente e seu olhar está para adiante representando a preocupação em se elevar e que essa elevação pode se desencadear presentemente ou demorar para acontecer, dependendo unicamente de sua própria vontade.



No Tarot Rider-waite, aparece A imperatriz, aparece Coroada com um diadema de estrelas, elevando um ceptro com extremidade redonda, e tem um escudo em forma de coração perto dos seus pés, com o símbolo feminino ou de Vénus. Tem uma presença majestosa e simpática, vestindo um manto florido e atrás de si a paisagem é de florescência e crescimento da Natureza. A sua volta há imensas plantas associadas a Deusa-Mãe.


Significados :

Na posição presente pode representar o forte instinto maternal de alguém ou a influência de uma figura maternal muito importante na vida de consultante.Indica Trabalho e responsabilidade. Se a pergunta for sobre relacionamento pode sugerir que o consultante tem que motivar e maternizar o seu parceiro/a. Em situação financeira, A Imperatriz indica-nos que esta muito empenhado em atingir o seu fim, mas que é necessário usar a sua criatividade juntamente com a sua capacidade de trabalho para que a situação se torne mais favorável.
Em posição Futura,  representa uma boa conclusão para os planos que se possa ter e domínio total para atingir seus fins, mesmo que seja de forma subtil. Fertilidade e encanto pessoal.
Pode indicar futura gravidez ou que vai acolher futura criança ou animal.
No seu negativo sugere uma figura feminina e com poder maternal que prejudica e influencia negativamente a situação. Indica também a ocorrência de desavenças, discussões em todos os planos. As coisas ficam confusas. Atraso na realização de um acontecimento que, no entanto, ocorrerá.Esbanjamento, infertilidade, Ganancia, luxuria. 

Como conselho, Siga o seu instinto.

Bem haja

Indra